gripe

Acabam vacinas nos postos de saúde, e imunização segue apenas na Medianeira

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

*Matéria atualizada às 11h20min do dia 3 de abril de 2020

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza foi retomada nesta sexta-feira em Santa Maria. E o cenário de longas filas se repetiu. Dezenas de pessoas foram cedinho ao posto de vacinação Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, e formaram filas. Para receber a dose no sistema de drive-thru, no Parque da Medianeira, veículos também formavam uma fila de 4 quilômetros que descia a Avenida Medianeira, seguida pela Avenida Hélvio Basso e chegava à BR-158, próximo ao viaduto da Rua Duque de Caxias.

Por volta de 10h, as vacinas já haviam esgotado nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) que faziam a imunização. Agora, restam apenas cerca de 1,2 mil no sistema drive tru no Parque da Medianeira, até às 16h ou enquanto durarem os estoques. A terceira remessa teve, no total, 12,1 mil doses para idosos e profissionais de saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, a vacinação nos distritos segue mantida no final de semana. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Pontos de vacinação  

Sábado, das 9h às 12h (ou até durarem os estoques)

  • Local - subprefeitura do distrito de Palma

Domingo, das 9h às 12h (ou até durarem os estoques)

  • Local - salão ao lado da igreja da localidade de Colônia Pinheiro, no distrito de Santa Flora

Confirmado o primeiro caso de coronavírus em São Gabriel

Também serão enviadas doses aos lares que acolhem idosos, às instituições hospitalares e aos distritos do município. No dia 26 de março, quando a campanha já havia sido retomada após o término da primeira remessa, as 10,3 mil doses da vacina ofertadas na rede pública terminaram em seis horas em Santa Maria.

Voluntários entregam cerca de 60 cestas básicas por dia em Caçapava do Sul

Lares assistenciais e serviços de saúde

A partir desta quinta-feira, começaram a ser enviadas 1,5 mil doses para as instituições de longa permanência para idosos, atendendo a pessoas com mais de 60 anos e aos profissionais de saúde que nesses lugares atuam. Hospitais e serviços de saúde que estão diretamente no enfrentamento ao coronavírus e que, por isso, têm profissionais constantemente expostos e que ainda não foram imunizados, também receberão vacinas. Para esses, serão destinadas 2,5 mil doses.  

Vacinação no interior

Neste fim de semana, a Unidade Móvel de Saúde do município estará nos distritos. No sábado, as doses estarão disponíveis das 9h às 12h, na subprefeitura do distrito de Palma. Já no domingo, no mesmo horário, a Unidade Móvel estará no salão ao lado da igreja da localidade de Colônia Pinheiro, no distrito de Santa Flora. Ao todo, estarão disponíveis 1,2 mil doses, contemplando os idosos que têm dificuldade de acessar o serviço de saúde. O restante das doses será destinado a vacinação de idosos acamados, conforme levantamento feito pelas unidades de saúde do município.  

Apesar da vacina contra a Influenza não prevenir contra a Covid-19, pretende-se proteger a população contra outros vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B), além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação da campanha visa reduzir a circulação de Influenza na população.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Serviços médicos por telefone e internet já atenderam 11 mil pessoas

Próximo

'Estamos no 4º ou 5º dia só com 8 casos. É fruto das decisões difíceis', diz Pozzobom

Saúde